10 de maio de 2019

8 Benefícios de usar um inversor de frequência

Um inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que se utiliza para ajustar a velocidade de rotação e o binário de um motor de CA elétrico standard. Por seu lado, o motor elétrico aciona uma carga como um ventilador, uma bomba ou uma cinta transportadora.

Os inversores de frequência também são denominados inversores de CA, inversores de frequência variável (VFD), inversores de velocidade variável (VSD), inversores de frequência ajustável (AFD), inversores de velocidade ajustável (ASD), variadores de velocidade ou inversores.

Aproximadamente 65% da eletricidade industrial é consumida pelos motores elétricos. Mesmo assim, menos de 10% destes motores tem um inversor de velocidade variável. Imagine a poupança de energia potencial se tivesse mais motores controlados através de um inversor de frequência.

Benefícios de usar inversor de frequência:

  1. Poupança de energia substancial: Em vez de ter o motor elétrico a funcionar continuamente à velocidade máxima, um conversor de frequência elétrico permite que o utilizador trave ou acelere o motor em função da necessidade.
  2. Processo de controlo ótimo: Um conversor de frequência permite ao processo atingir a velocidade e binário ótimos mantendo a sua precisão. Isto contribui para obter maior qualidade do produto final.
  3. Menor necessidade de manutenção: A capacidade de variar a velocidade e o binário de um motor elétrico significa que o motor e a maquinaria acionada sofrem menos desgaste. Por exemplo, a capacidade de acelerar um processo lentamente evita os impactos de cargas súbitas que com o tempo podem danificar o motor e a maquinaria acionada.
  4. Atualização eficiente do sistema: Um conversor de CA permite prescindir de válvulas, engrenagens e correias. Além disso, garante o dimensionamento da rede graças a uma menor intensidade de colocação em marcha.
  5.  Evita acionamentos bruscos: O acionamento de um motor através de um inversor de frequência permite a configuração de uma rampa de aceleração, evitando partidas bruscas que possam danificar componentes do sistema como correias, correntes ou até mesmo o produto manufaturado na máquina.
  6.  Aumento da vida útil do sistema: Inversores de frequência aumentam a vida útil dos motores elétricos e do sistema como um todo por diversos motivos. Além da já citada rampa de aceleração que evita acionamentos bruscos, existem várias funções de proteção, como por exemplo em caso de picos na rede elétrica.
  7. Automatização de processos: Mais do que controlar a velocidade de motores, alguns inversores de frequência possibilitam a programação de eventos automáticos. Funções de temporização, por exemplo, são muito utilizadas em climatizadores evaporativos e podem ser configuradas diretamente no inversor.
  8. Fácil Utilização: Utilizar um inversor de frequência é relativamente simples e qualquer pessoa com conhecimento técnico razoável pode utilizar de forma correta este equipamento seguindo as instruções do manual. 

Ficou interessado em adquirir? Conheça nossos produtos.

COMPRE AQUI

Equipe P&R Automação Industrial

Fontes:

Catalogo ABB – Conversores de frequência de baixa tensão – ACS55, ACS150, ACS355, ACS550, Conversores de frequência para controle preciso do motor e poupança de energética.

Mundo da Elétrica <https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-o-inversor-de-frequencia/>