14 de maio de 2019

Automação Planta de Britagem

A P&R Automação Industrial oferece uma solução de sistema de controle parcial ou completo  para automação de plantas de britagem/mineração, desde o projeto até o comissionamento, resultando na garantia do fornecimento de uma única empresa, com o compromisso de excelência nos serviços prestados.  A automação visa o controle total do sistema com uma consequente melhoria da produtividade, redução de custos de produção e ineficiência.

Algumas soluções de automação que podem ser implementadas no seu projeto (todas detalhadas na sequência):

  • Solução em controle de nível
  • Solução em sincronismo
  • Solução em pesagem dinâmica (Balança Integradora)
  • Solução para automação na britagem primária
  • Solução no controle de abertura no revestimento do britador
  • Solução planta completa automatizada

O sistema de controle automatizado desenvolvido pela P&R obedece as Normas da ABNT e é constituído por uma unidade central e por uma série de sensores instalados nos equipamentos (britadores primários, secundário, terciário,  VSI, alimentadores, etc.), que fazem parte da instalação da planta de britagem.

Desenvolvido para processar todas as informações recebidas dos sensores que, ajusta automaticamente o fluxo de material nos alimentadores com a finalidade de obter o máximo de produção e reduzir desperdícios e ineficiências, resultando na redução dos custos de produção e uma melhor utilização dos recursos.

A regulagem automática do sistema, assegura resultados extremamente confiáveis comparados aos regulados manualmente.

O sistema visa auxiliar também o operador em todas as fases de controle e regulagem, o qual se torna um supervisor de processos.

Além do controle do processo produtivo, registra-se informações relativas à produção, consumo, manutenção e inatividade do sistema, permitindo assim conhecer em tempo real o verdadeiro custo por tonelada produzida e ainda a gestão analítica das fases do processo.

O fluxo de trabalho, da britagem ao produto final, deve ser enfocado por completo, assim dentre as vantagens do sistema P&R Automação Industrial, podemos destacar:

  • Apontamento da produção em toneladas
  • Consumo energético e análise da rede elétrica
  • Corrente dos motores elétricos
  • Redução das paradas
  • Garantia de produção e qualidade constante
  • Eficiência de cada equipamento individualmente
  • Manutenção preventiva e corretiva
  • Temperatura dos rolamentos britadores/peneiras
  • Níveis de silos e tremonhas
  • Análise dos dados de produção em tempo real
  • Nivelamento das variáveis de produção
  • Tempos de paradas de planta e trabalho
  • Tempos de transporte de material
  • Adaptação à situação de mercado atual
  • Aumento de segurança
  • Produção de documentação para certificações

1.  Solução em controle de nível

Através de sensor posicionado na entrada do Britador, é possível determinar o nível ideal para a operação da máquina, inversores instalados nas correias / vibratórias, mantém o nível constante.

Os principais benefícios do controle de nível são:

  • Aumento da vida útil do revestimento
  • Aumento na produção
  • Otimização no consumo de energia
  • A operação fica automática, não depende do operador

O nível é determinado para manter a maior produção possível, respeitando a carga no motor e capacidade da máquina. Além da leitura do nível o sistema faz a leitura da carga do motor, temperatura do óleo, e demais parâmetros de todo o conjunto.

Sendo possível determinar a produção da máquina utilizando sua capacidade máxima.

Automação Planta de Britagem_Solução em controle de nível

 

2.  Solução em sincronismo

Através da instalação de inversores com controle de torque nos motores do VSI, é possível variar a velocidade em função do material necessário, manter a distribuição da carga nos dois motores e otimizar o consumo de energia, melhorando a performance da máquina e do processo.

Planta de Britagem_Solução em sincronismo

 

3.  Solução em pesagem dinâmica (Balança Integradora)

A principal função da balança integradora é fazer a leitura em tempo real, controlar e apontar a produção de cada setor da planta, orientar a operação de quanto cada setor produz, armazenando a produção horaria, diária, por turno ou em tempos que sirvam de informação futura.

Planta de Britagem_Solução em pesagem dinâmica

 

4.  Solução para automação na britagem primária

A automação do britador primário tem inúmeros benefícios para a otimização da máquina, tais como:

  • Controle/contagem de cargas, controle do nível
  • Controle da corrente/carga do britador
  • Otimização do consumo de energia
  • Apontamento e armazenamento da produção
  • Comando e visualização de todo o processo e toda a produção do setor remotamente.

Planta de Britagem_Solução para automação na britagem primária

 

5.  Solução no controle de abertura do revestimento do britador

Esta solução é aplicada nos britadores para controle automático da abertura, monitorando o desgaste do revestimento, pressão e demais parâmetros da máquina garantindo a integridade da mesma e uniformidade do produto a ser processado.

Planta de Britagem_Solução no controle de abertura do revestimento do britador

 

6.  Solução para automação completa da planta de britagem  

A implementação da automação completa da planta de britagem/mineração, consiste em instalar todos os itens anteriores em um sistema através de Supervisório instalado e operado por computador (PC).

Todos os setores e equipamentos passam a ser comandados e intertravados através de CLP (Controlador Logico Programável), controlados, monitorados e visualizados na tela do PC via supervisório local, bem como remotamente.

O supervisório poderá emitir alertas, registrar em relatórios e ou enviar mensagem quando um evento indesejado acontecer, como uma sobrecarga de motor, queda no fator de potência da rede, desalinhamento de correia, aquecimento de unidade hidráulica etc.

Os eventos podem ser para alertar o operador e/ou parar a máquina, os mesmos podem ser enviados por mensagem para a gerência de operação.

O controle de abertura do revestimento também faz parte das soluções da automação, de forma independente (instalado na máquina) ou integrado ao sistema através do supervisório.

Planta de Britagem_Solução para automação completa da planta de britagem

Planta de Britagem_Solução para automação completa da planta de britagem

A.  ALGUNS DADOS INTERESSANTES

1.  Manter a qualidade

Manter a qualidade constante não é tão simples, uma alimentação excessiva dos equipamentos pode comprometer a qualidade do produto.

O sistema de automação permite alcançar uma maior eficiência e otimização do processo de produção, as variações de matéria prima exigem controle preciso de vários componentes do sistema, sensores e controles complexos garante uma alimentação constante sem interrupções.

O sistema de automação P&R propicia aumentar a produção em média 15 % com relação ao sistema manual.

2.  Custos de produção

Custos de produção (excluído carga e transporte), em média 15% da energia é desperdiçada através de máquinas que trabalham em vazio, picos de energia na partida e ou retomada, ineficiência etc…

3.  Vantagens

O sistema foi desenvolvido para controle total da planta de britagem com consequente melhoria da produtividade, redução dos custos de produção e ineficiência. Registra em tempo real informações, tais como:

  • Economia de energia (Kw/ton)

O sistema permite reduzir o consumo de energia, que é um dos principais custos de produção. Verifica e otimiza da carga de cada máquina, gerenciando automaticamente o fluxo de produção de todo o sistema para usufruir ao máximo cada kW. Em média a redução chega a 15% do consumo de energia.

  • Controle dos dados de produção em tempo real

O sistema monitora continuamente o processo, e, através de relatórios automáticos, permitem conhecer e gerenciar em tempo real todos os dados relativos à produção e ao funcionamento da planta. Através do software PerReport, são monitorados em tempo real,  consumo de energia, eficiência das máquinas, paradas do sistema, manutenções extraordinárias, transporte de material, e muito mais.

  • Estabilidade na qualidade de produção

Um dos principais problemas é a consistência e qualidade do produto final. Sabemos que a qualidade do produto acabado depende da constância da carga do material que vai para as máquinas de britagem. O sistema permite através de simples controles e funções, manter constante os níveis de produtividade e qualidade.

  • Menores custos de produção, maior produtividade

Um controle contínuo do processo de produção, permite otimizar individualmente a carga das máquinas. O material de natureza variável requer ajustamento constante que, se feito manualmente, torna-se menos eficaz. O sistema executa estes ajustes de forma contínua e pontual, garantindo menores custos de produção e mais tranquilidade para o operador do sistema.

  • Consciência ambiental

Ressaltamos sempre a preocupação da melhoria ambiental contínua e o desenvolvimento sustentável, aplicando os princípios do gerenciamento, indicadores de desempenho e avaliações do risco ambiental aplicados aos nossos processos, produtos e serviços.

B.  PLANTAS DE BRITAGEM EXECUTADAS

 

CLIENTE LOCAL
Pedreira Mandirituba

Grupo Siqueira

(painéis completa)

Mandirituba/PR
Pedreira Mandirituba

Grupo Siqueira

Mandaguari /PR
Britax (KPB) Concórdia/SC
Minérios Rudnick Joinville/SC
Kerbermix Concordia/SC
Erechim/RS
Castilho Ribeirão Claro/PR
Kerber & Cia (Grupo Hobi) São Mateus do Sul/PR
Porto União/SC
GR MIX Ponta Grossa/PR
Porto Iguaçu (areia) Porto União
Balt – Automação Primária Piçarras/Navegantes/SC
Latina Grupo Arteris São José – SC
Andreis Cascavel
Terra Rica Calcario Almirante Tamandaré
De Amorim – Balanças Mandirutuba
Piraquara – PR Michelangelo
Britagem Barracão – Nível e balanças – Primário Gaspar
Britagem Vanz Videira
Vogelsanger – nivel Jaraguá do Sul
Pedreira ICA Ibiborâ