17 de maio de 2019

Como funciona o inversor de frequência

Inversor de frequência é um dispositivo eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. É um dispositivo que transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede. Este dispositivo possui este nome pela maneira que ele faz está variação de giro do motor trifásico.

O inversor de frequência, é um dispositivo eletrônico que tem como sua principal função a variação da rotação de um motor trifásico, através de mudança da frequência que o mesmo proporciona em seus contatos de saída. Assim podemos alternar facilmente a velocidade com a qual o motor vai trabalhar. A fórmula apresentada anteriormente nos mostra como isso funciona. A frequência fornecida pela rede (frequência de entrada no motor) determina a velocidade síncrona do campo elétrico pela qual o motor trabalha. O inversor atua mudando esta frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, consequentemente a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor. O uso de um inversor de frequência ocasiona uma série de vantagens, como, por exemplo, explorar o funcionamento do motor e condições não descritas nas suas características construtivas. Acompanhe no vídeo abaixo a ilustração desta explicação e o teste de redução de velocidade de um motor trifásico através de um inversor de frequência.

A utilização do inversor de frequência proporciona flexibilidade de velocidade com segurança e precisão. É possível, por exemplo, controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave através de programação, frenagem direta no motor, sem necessidade de freios mecânicos, além de diversas formas de programação de velocidade de acordo com a necessidade da ocasião. Outras vantagens da utilização do inversor de frequência são:

  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;
  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;
  • Instalação simples;
  • Diminuição de choques mecânicos na partida do motor;
  • Precisão e processos;
  • Menos intervenção humana;

Além destas vantagens, o inversor de frequência possui ótimo custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos.

Ficou interessado em adquirir? Conheça nossos produtos.

COMPRE AQUI

Equipe P&R Automação Industrial

Fontes:

Catalogo ABB – Conversores de frequência de baixa tensão – ACS55, ACS150, ACS355, ACS550, Conversores de frequência para controle preciso do motor e poupança de energética.

Mundo da Elétrica <https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-o-inversor-de-frequencia/>

Athos electronics <https://athoselectronics.com/inversor-de-frequencia/>

Saber elétrica <https://www.sabereletrica.com.br/inversor-de-frequencia/>