
3 de maio de 2019
O que é um sensor fotoelétrico ?
Os sensores ópticos os fotoelétricos são dispositivos que utilizam o processo de recepção e emissão de raios de luz para detectar qualquer tipo de substância ou material.
Eles são elementos importantes na indústria moderna e através da automação industrial trouxe a tecnologia para dentro da indústria buscando a produtividade e qualidade.
A escolha correta dos sensores industriais em conjunto a um programa de manutenção industrial efetivo, irá garantir a indústria mais produtividade, regulação na qualidade do produto e maior competitividade no mercado.
A Luz emitida pelos sensores óticos pode ser dos seguintes tipos:
- Vermelha: indicada para detecção de objetos opacos de médio e grande porte
- Laser vermelho: utilizada para detecções mais precisas envolvendo objetos de pequeno porte
- Infravermelho: utilizada quando há a necessidade de se detectar objetos transparente
Os sensores fotoelétricos possuem dificuldade na detecção de objetos de cores escuras, pois essas cores são grandes absorvedores de luminosidade, o que afeta diretamente a distância de detecção.
Construção Básica
No transmissor, um diodo emissor de luz é excitado por pulsos do gerador, que por sua vez emite uma luz pulsada. Essa luz, incidindo sob o foto transistor é detectada, provocando um nível de saída. Quando há uma interrupção nesse feixe de luz, o nível de saída se altera, provocando a comutação.
Isso pode ser realizado de três formas, de acordo com o modelo do sensor.
Tipos de sensores
- Difuso: É um sensor que é dotado de um emissor e um receptor de luz acoplados lado a lado dentro do mesmo envólucro. O sensor é acionado quando o objeto entra na região de sensibilidade, refletindo para o receptor o feixe de luz recebido do transmissor. A região de sensibilidade é denominada distância de operação e é especificada para cada modelo, tomando-se como base a reflexão em papel branco fosco.
- De Barreira: No caso do sensor barreira o transmissor e o receptor estão em unidade distintas. Devem ser dispostos um de frente para o outro a fim de que haja a recepção do feixe transmitido e o acionamento ocorrerá quando esse feixe for interrompido pelo objeto.
- Retorreflexivo: O feixe de luz é enviado ao receptor somente por intermédio do espelho refletor. O acionamento ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe entre o sensor e o espelho.
Aplicações:
- Detecção de qualquer tipo de substância ou material, cor, distância, contraste, transparência, marca, etc.
- Robótica
- Problemas de automação em geral.
Ficou interessando em adquirir? Conheça nossos produtos.
Equipe P&R Automação Industrial
Fontes:
- http://denisensor.com/blog/o-que-sao-sensores-fotoeletrico-ou-optico-e-suas-aplicacoes
- Apostila Balluf 2017 – “Fundamentos de Sensores