3 de maio de 2019

O que é um sensor fotoelétrico ?

Os sensores ópticos os fotoelétricos são dispositivos que utilizam o processo de recepção e emissão de raios de luz para detectar qualquer tipo de substância ou material.

Eles são elementos importantes na indústria moderna e através da automação industrial trouxe a tecnologia para dentro da indústria buscando a produtividade e qualidade.

A escolha correta dos sensores industriais em conjunto a um programa de manutenção industrial efetivo, irá garantir a indústria mais produtividade, regulação na qualidade do produto e maior competitividade no mercado.

A Luz emitida pelos sensores óticos pode ser dos seguintes tipos:

  • Vermelha: indicada para detecção de objetos opacos de médio e grande porte
  • Laser vermelho: utilizada para detecções mais precisas envolvendo objetos de pequeno porte
  • Infravermelho: utilizada quando há a necessidade de se detectar objetos transparente

Os sensores fotoelétricos possuem dificuldade na detecção de objetos de cores escuras, pois essas cores são grandes absorvedores de luminosidade, o que afeta diretamente a distância de detecção.

Construção Básica

No transmissor, um diodo emissor de luz é excitado por pulsos do gerador, que por sua vez emite uma luz pulsada. Essa luz, incidindo sob o foto transistor é detectada, provocando um nível de saída. Quando há uma interrupção nesse feixe de luz, o nível de saída se altera, provocando a comutação.
Isso pode ser realizado de três formas, de acordo com o modelo do sensor.

Tipos de sensores

  • Difuso: É um sensor que é dotado de um emissor e um receptor de luz acoplados lado a lado dentro do mesmo envólucro. O sensor é acionado quando o objeto entra na região de sensibilidade, refletindo para o receptor o feixe de luz recebido do transmissor. A região de sensibilidade é denominada distância de operação e é especificada para cada modelo, tomando-se como base a reflexão em papel branco fosco.
  • De Barreira: No caso do sensor barreira o transmissor e o receptor estão em unidade distintas. Devem ser dispostos um de frente para o outro a fim de que haja a recepção do feixe transmitido e o acionamento ocorrerá quando esse feixe for interrompido pelo objeto.
  • Retorreflexivo: O feixe de luz é enviado ao receptor somente por intermédio do espelho refletor. O acionamento ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe entre o sensor e o espelho.

Aplicações:

  • Detecção de qualquer tipo de substância ou material, cor, distância, contraste, transparência, marca, etc.
  • Robótica
  • Problemas de automação em geral.

Ficou interessando em adquirir? Conheça nossos produtos.

COMPRE AQUI

Equipe P&R Automação Industrial

Fontes: