4 de maio de 2019

Sensores de movimento e presença para áreas externas, úmidas/molhadas.

Quando a instalação dos sensores de movimento e presença for realizada em ambientes externos e áreas molhadas, o profissional precisa ficar atento a detalhes importantes que garantirão um melhor desempenho dos produtos.

A Finder possui dois tipos de sensores para ambientes externos e áreas úmidas/molhadas, que foram desenvolvidos de acordo com os requisitos estabelecidos pela diretiva internacional EN 60529 e IEC 60529 (ABNT NBR IEC 60529:2017 e ABNT NBR 5410), que consideram as classificações IP de proteção de entrada.

O que é uma classificação IP?

A IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) estabeleceu uma metodologia de testes para o invólucros dos equipamentos elétricos, esta classificação (ou grau) de proteção define os níveis de eficácia de vedação contra a intrusão de corpos estranhos (resíduos, pó, etc.) e umidade, através de uma numeração específica.

Qual o significado da numeração da classificação IP?

O primeiro dígito da classificação IP, indica o grau de proteção dos equipamentos fechados contra corpos estranhos, e o segundo dígito define o nível de proteção que os equipamentos possuem contra as várias formas de umidade (gotas, sprays, imersão etc.).

Vamos entender através dos modelos para áreas externas e molhadas dos sensores Finder.

O Sensor 18.11 atende ao IP54, o que significa que este sensor tem proteção limitada contra a entrada de pó e resíduos e está protegido de spray de água de qualquer direção.

Já o Sensor 18.A1 atende ao IP55, ou seja, tem proteção limitada contra a entrada de pó e resíduos, e neste caso está protegido de jatos de água de baixa pressão de qualquer direção.

Consulte a tabela completa das categorias de proteção com os demais dígitos e seus significados.

ABNT NBR 5410 

A seleção de componentes da instalação elétrica para áreas molhadas, segundo a norma da ABNT NBR 5410  (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) também referência no Capítulo 6 ‐ Seleção e instalação dos componentes, item 6.1.3.2 quanto às Influências externas que: “Os componentes da instalação devem ser selecionados e instalados de acordo com as prescrições da tabela 32. Esta tabela indica as características dos componentes em função das influências externas a que estão sujeitos (ver 4.2.6). As características dos componentes são determinadas por um grau de proteção (IP) ou por conformidade com ensaios.”.

Quanto às características exigidas para seleção e instalação dos componentes em que dentre as influências externas existe a presença de água, os produtos devem ter IPX1 ou IPX2.

Sensores de movimento_Finder_Per automação
Fonte: https://www.findernet.com/pt-br/brazil/news/sensores-de-movimento-e-presenca-para-ambientes-externos-e-areas-umidasmolhadas
Sensores de movimento_Finder_Per automação
Fonte: https://www.findernet.com/pt-br/brazil/news/sensores-de-movimento-e-presenca-para-ambientes-externos-e-areas-umidasmolhadas

No Capítulo 9 – Requisitos complementares para instalações ou locais específicos, a norma estabelece prescrições específicas para locais contendo banheiras, piso-boxes, boxes e outros compartimentos para banho, pois nesses locais o risco de choque elétrico aumenta, devido à redução da resistência do corpo humano e ao contato com o potencial da terra. Tais prescrições são relativas à determinação das características gerais do ambiente, seleção e instalação dos componentes, sendo, por exemplo, para ambientes com chuveiro ou ducha e piso-boxe:

Os componentes da instalação elétrica devem possuir pelo menos os seguintes graus de proteção:
a) no volume 0: IPX7;
b) no volume 1: IPX4;
c) no volume 2: IPX3 – IPX5 (em banheiros públicos);
d) no volume 3: IPX1 – IPX5 (em banheiros públicos).

Sensores de movimento_Finder_Per automação
Fonte: https://www.findernet.com/pt-br/brazil/news/sensores-de-movimento-e-presenca-para-ambientes-externos-e-areas-umidasmolhadas

Escolha o sensor ideal para sua aplicação

No momento de escolher o sensor ideal para áreas molhadas e ambientes externos, tais como: banheiros, estacionamentos/garagens e jardins, lembre-se de verificar se o sensor foi produzido de acordo com as normas internacionais que atestam a segurança e a qualidade do produto.

Ainda tem dúvidas? Acesse este Guia de Escolha de Sensores Finder e escolha o sensor ideal para a sua instalação conforme a característica do ambiente e da aplicação.

Tecnologia de ponta e confiabilidade você só encontra na Finder.

Fonte:

Finder S.p.A.

IEC

ABNT