
24 de maio de 2019
Tipos de conectores elétricos
Apesar de se tratar de um componente eletrônico de vital importância, muita gente não sabe para que serve e nem como escolher o conector elétrico adequado.
Abaixo vamos conhecer alguns tipos de conectores e suas principais características.
Conector com conexão automática

Este primeiro tipo é um conector que pode ser usado em aplicações diversas como por exemplo, instalações residenciais, ventilador de teto, luminária e emenda para tomadas. Além da incrível praticidade de utilização, estes conectores oferecem conexão e isolação ao mesmo tempo, dispensando assim o uso de fita isolante para esta emenda.
O uso desse tipo de conector é muito fácil. Basta decapar o cabo na medida indicada na lateral do conector, abrir a trava, inserir o cabo e, por fim, fechar a trava.
Os conectores de conexão automática podem ser encontrados com 2,3 ou até 5 polos e eles são compatíveis com cabos flexíveis, semirrígidos e rígidos. A capacidade para os cabos flexíveis é de 0,14 até 4mm², e dos cabos semirrígidos e rígidos é de 0,2 até 4mm². Estes modelos da imagem acima são da linha 221 e 222, e eles possuem capacidade de corrente de até 32 amperes, mas existem outros modelos com capacidade maior.
Conector de porcelana

É o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o conector mais indicado para o chuveiro. Este tipo de conector tem uma ótima isolação térmica, dispensando também o uso de fita isolante em suas emendas.
Seu manuseio é muito simples, bastando apenas uma chave de fenda para soltar os parafusos dos bornes para a conexão dos cabos e, claro, para o reaperto dos mesmos em seguida.
Conector múltiplo sindal

Trata-se de uma ótima opção para emendas em quadros de comandos como régua de borne, justamente porque a barra conta com vários bornes e uma ótima isolação.
Pode-se encontrar estes conectores múltiplos com capacidade para cabos com bitola de 4,6,10 e até 16mm²
O manuseio deste conector é semelhante ao de porcelana, você deve usar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, depois é só inserir os cabos e por último é só apertar.
Conector de torção

É uma boa opção para quem quer fazer emendas de cabos rápidas e seguras, porque assim como os conectores automáticos, os conectores de torção também têm um manuseio muito simples e são ótimos isoladores.
Bastante utilizados em ventiladores de teto, emenda para luminárias, caixas de passagem e emendas de tomadas, possuem cores diferentes (vermelho, amarelo, laranja, azul, e cinza) que correspondem a quantidade de corrente suportada.
- Cinza – Bitola entre 0,8 e 2,5 mm² e até 21 ampares
- Azul – Bitola entre 0,8 e 4,5 mm² e até 28 ampares
- Laranja – Bitola entre 1,5 – 6 mm² e até 36 ampares
- Amarelo – Bitola entre 2,5 – 6 mm² e até 36 ampares
- Vermelho – Bitola entre 4,5 – 17 mm² e até 68 ampares
Conector Split bolt

São os mais indicados para uso em caixas de passagem padrão. Nas emendas com conectores Split Bolt é necessário fazer isolação com fita de auto fusão e fita isolante.
Ficou interessado em adquirir? Conheça nossos produtos.
Equipe P&R Automação Industrial
Fontes:
Mundo elétrica: https://www.mundodaeletrica.com.br/conectores-eletricos-quais-os-tipos-qual-usar/
Nova geração: http://www.ngeletrica.com.br/fios-cabos/tipos-conectores-eletricos
Telredes Cursos : https://www.youtube.com/watch?v=kOFZe2mt6z8